Telas e crianças: conheça as recomendações da OMS

ESCOLAS

Telas e crianças: conheça as recomendações da OMS

Telas e crianças: conheça as recomendações da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um guia que fala sobre o contato de crianças e bebês com telas de aparelhos. O objetivo da iniciativa é contribuir para o desenvolvimento motor e cognitivo, além de ajudar a evitar a obesidade infantil.

De acordo com a recomendação, bebês de até um ano não devem ter contato com telas, e crianças de dois a quatro anos só poderiam gastar uma hora por dia com essa atividade.

Já a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que as crianças com menos de 2 anos não utilizem telas para recreação. Os que possuem entre 2 e 5 anos poderiam usar por no máximo uma hora por dia. E quem possui mais de 5 anos, no máximo duas horas por dia.

Além disso, os períodos de uso das telas não deve ser contínuo. É importante realizar uma pausa a cada 20 minutos para que os olhos possam descansar.

A OMS também recomenda que as crianças não passem mais de uma hora por vez sentados em carrinhos de bebês, cadeirinhas ou andadores. As horas de sono também devem ser observadas.

Veja a reportagem na página da OMS (em inglês): https://www.who.int/news-room/detail/24-04-2019-to-grow-up-healthy-children-need-to-sit-less-and-play-more

O guia completo está disponível neste link (em inglês): https://apps.who.int/iris/handle/10665/311664