Começar a falar do marketing da escola te assusta? Não se preocupe, você não está sozinho nessa.
Até pouco tempo atrás Planejamento de Marketing era algo exclusivo de grandes corporações. Isso porque as pequenas e médias empresas não tinham como contratar uma equipe dedicada a esse fim. Além disso, não possuíam tempo para fazer o trabalho por conta própria, muito menos o dinheiro que seria necessário para campanhas publicitárias constantes em revistas, rádio, outdoors, tv, etc.
Como consequência, ao tentar desenvolver o marketing da escola surgiam campanhas mal planejadas com resultados impossíveis de serem mensurados. Por serem inconsistentes não ajudavam o público alvo a tomar conhecimento do que aquela escola poderia fazer por ele.
A boa notícia é que a internet chegou para mudar completamente esse cenário. Atualmente com um pouquinho de dedicação e investimento baixíssimo, se comparado ao que tínhamos até pouco tempo atrás, é possível consolidar sua marca exatamente no nicho que te interessa e aumentar expressivamente o número de matrículas na sua escola.
PLANEJAMENTO
Essa é a palavra que vai te levar até os seus objetivos. Na internet o planejamento é fundamental. Deve ser usado para saber onde se está e onde se deseja chegar, quem são as pessoas envolvidas e como você pode manter um bom relacionamento com elas. Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar a fazer o seu planejamento de marketing da escola. Nossa recomendação aqui é o ebook Os 8Ps do Marketing Digital, que pode ser baixado gratuitamente nesse link.
CRIAÇÃO DE PERSONA
Para saber como atrair o seu cliente primeiro você precisa definir quem ele é. A Persona é uma pessoa fictícia que você pode criar, inclusive dando um nome e atribuindo a ela algumas características como: quantos anos tem, formação, como se comunica, quais redes sociais utiliza, etc. Para saber mais detalhes de como criar uma persona para direcionar sua comunicação recomendamos o Gerador de Persona, que está disponível no Portal Resultados Digitais.
CRIAÇÃO DE AUTORIDADE
Agora que você já sabe com quem pretende falar, precisa ter um bom motivo para que essa pessoa ouça o que tem a dizer. Essa é uma das etapas mais importantes de qualquer planejamento, principalmente quando se trata do marketing da escola e aqui recomendamos fortemente que você separe alguns minutos para ver esse vídeo do Conrado Adolfo, que está disponível no Youtube: O 1º passo para se tornar a autoridade no seu segmento. Viu o vídeo? Agora veja o resultado disso aplicado na prática pelo Prof. Carlos Nadalim que dá dicas de Como Educar Seus Filhos em seu Blog.
DIFERENCIAÇÃO
Em cada bairro da cidade de São Paulo existem em média 5 a 10 Escolas de Educação Infantil. A sua, mesmo que esteja em outra cidade, é uma das opções do bairro. Então como fazer com que o pai matricule seu filho na sua escola e não na do vizinho?
Não se engane, prestar um serviço exemplar, ter a escola organizada com ambiente adequado às crianças são coisas básicas. Isso não faz de você diferente do vizinho, ou ao menos não deveria fazer. O que de fato você faz que seu vizinho ainda não faz que pode ser percebido como diferencial pelos pais? Oferecer acesso às câmeras de monitoramento em tempo real é uma ótima opção.
Imagine ter que deixar seu bebê, que sequer completou um ano de vida, o dia todo, 5 dias por semana, em um ambiente onde muitas vezes você não teve a oportunidade de conhecer a fundo como funciona no dia-a-dia. É claro que ter uma relação de confiança entre a Escola e os pais é fundamental, mas ela não nasce da noite para o dia. Então quando logo de cara você oferece aos pais esse diferencial, você demonstra transparência. Mostra que entende a dor que ele sente e faz o que está ao seu alcance para amenizá-la. Pode ter certeza: Os pais estão dispostos a pagar um pouco a mais para que possam contar com esse diferencial. Para ver como é fácil passar a oferecer esse diferencial sem gerar transtornos clique aqui.
Bom, agora que você já sabe a importância que tem o Planejamento, Criação de Persona, Criação de Autoridade e a Diferenciação, que tal separar parte da sua rotina para colocar essas dicas em prática?