LOADING...

Aumentar a mensalidade representa risco para a sua escola?

O ajuste nos preços das mensalidades não é o que te faz perder matrículas. A percepção de valor do serviço prestado é que faz. Diferenciais como bilinguismo e câmeras online podem fazer toda a diferença.

Antes de falar em preço é necessário entender o conceito de valor agregado. Vamos exemplificar: você quer tomar um cafezinho em sua casa, então decide visitar o site do Pão de Açúcar para comprar. No site você pode comprar um pacote de 500g de café torrado e moído por R$ 9,89. Para preparar você precisará aquecer a água, passar pelo tradicional coador e armazenar numa garrafa térmica. Se não quiser ter todo esse trabalho, pode optar por um pote de 100g de café solúvel por R$ 9,19. Com esse produto você precisará apenas aquecer a água e misturar a quantidade exata para o preparo de uma xícara. Mas se ainda não estiver satisfeito e quiser uma opção que ofereça qualidade e praticidade, você pode comprar uma caixa com 16 capsulas de café Dolce Gusto por R$ 23,90. Para preparar esse produto precisará ainda ter uma máquina da mesma Dolce Gusto, que poderá adquirir por R$ 339,00 no site das Lojas Americanas.

Imagina quantos cafezinhos serviria com um pacote de 500g de café moído e torrado? Com certeza mais do que serviria com as opções do café solúvel ou Dolce Gusto. Então qual é o motivo das pessoas optarem por comprar café solúvel ou Dolce Gusto quando podem comprar o mais simples por muito menos? Valor Agregado. Quem compra o café solúvel quer praticidade, não apenas café. Da mesma maneira, quem compra Dolce Gusto, quer praticidade e qualidade. Essas pessoas têm consciência que estão pagando mais caro e pagam por opção. O preço definitivamente não determina qual produto vão comprar. É claro, pode ser que pesquisem se o Dolce Gusto é mais barato no Pão de Açucar ou no Carrefour, por exemplo. Mas já decidiram o nível de produto que querem consumir.

Engana-se quem pensa que apenas as classes A e B optam por produtos e serviços de alto valor agregado. Passeando pela periferia de São Paulo é normal encontrar Café Dolce Gusto nos supermercados. Assim como é normal ver as pessoas utilizando celulares de última geração, tênis da moda, etc. Isso é possível mesmo para pessoas com renda inferior devido à grande expansão dos serviços bancários e de crédito que o Brasil teve nos últimos 20 anos, mas isso já seria assunto para outra postagem.

Se as pessoas estão dispostas a pagar mais caro para consumir o café Dolce Gusto, por que reclamam quando você anuncia o reajuste nos preços da mensalidade? É simples, elas não percebem aumento no valor agregado do serviço que você está prestando. Tente se colocar no lugar do seu cliente: se percebe que os serviços prestados por duas Escolas de Educação Infantil são similares, mas uma cobra mais que a outra, qual seria sua opção? Certamente matricularia seu filho naquela que cobra menos.

As pessoas querem serviços de qualidade, não apenas preço baixo. Afinal, se a disputa for por preço, a opção de matricular na rede pública passa a ser considerada.

Transparência

Como já comentamos nessa outra postagem, sendo transparente é possível estabelecer relações de confiança com o seu cliente. Por isso, quando fizer ajustes nas mensalidades é importante apontar o que foi melhorado nos serviços prestados pela sua escola. Além disso, essas melhorias precisam ser valorizadas pelo seu cliente.

Abaixo seguem alguns exemplos de diferenciais que atualmente são considerados em Escolas de Educação Infantil:

Bilinguismo

Com o avanço da tecnologia, as relações humanas também foram ampliadas. Hoje é sabido que a habilidade de se comunicar em inglês é fundamental para o desenvolvimento pessoal. Por isso, muitas escolas já oferecem esse diferencial mesmo na Educação Infantil.

Alimentação

Uma grande preocupação dos pais é o que mandar para as crianças comerem na escolinha. Por isso, as Escolas de Educação Infantil já oferecem opções de planos onde fornecem também a alimentação. Em alguns casos além da alimentação no berçário, a Escola Oferece também marmitas preparadas para os pais alimentarem as crianças nos finais de semana.

Transporte

Muitas vezes é difícil para os pais deixarem ou buscarem seus filhos na escola. Mesmo que seja comum o serviço de transporte escolar por terceiros, algumas escolas optam por oferecer esse serviço por conta própria. Dessa maneira podem garantir a qualidade e também ampliar a cesta de serviços oferecidos aos pais.

Lavanderia

Talvez esse seja o mais recente. Mas algumas escolas, por notarem o desconforto dos pais de terem que lavar os uniformes das crianças, já oferecem o serviço de lavanderia através da própria escola.

Câmeras Online

Com as notícias de maus tratos em berçários circulando por aí, ter câmeras em todos os ambientes da escola não é nem mais um diferencial, já podemos dizer que é algo básico. O diferencial é fornecer acesso às câmeras online aos pais, isso além de trazer tranquilidade para ales também permite que acompanhem o desenvolvimento dos seus filhos mesmo que estejam longe. De todos os listados acima, consideramos esse o mais simples de ser implementado em qualquer escola e o valor é percebido por qualquer pai. Para saber como fazer isso corretamente, conheça o Berith Escola, nós somos especialistas em câmeras online.

Bilinguismo, transporte próprio, câmeras online… Esses são apenas alguns exemplos. Você sabe de mais diferenciais que as escolas têm oferecido que geram valor aos serviços prestados? Deixe seus comentários!

 

 

× Fale com a Berith Tecnologia